fbpx

Vantagens do Aço Inox na indústria alimentícia

Tudo que você precisa saber sobre o aço inox na indústria farmacêutica
23 de março de 2017
Saiba porque investir em microcervejaria
24 de junho de 2017

Vantagens do Aço Inox na indústria alimentícia

O uso do aço inoxidável já é consagrado em áreas onde a higiene e a facilidade de limpeza são essenciais, como é o caso das indústrias farmacêuticas e alimentícia. Sendo recomendado pela maioria das normas nacionais e internacionais de segurança sanitária.

Porém seu uso traz outras vantagens (além de estar de acordo com as normas) que muitos profissionais e pessoas que estão entrando nesse mercado desconhecem. Confira algumas delas:

 

Fácil Limpeza

Uma das qualidades mais celebradas do aço inox é a sua limpeza facilitada, fazendo dele a primeira escolha para condições higiênicas estritas, tais como restaurantes, hospitais, cozinhas públicas, pois ele não é poroso, assim os restos de alimentos podem ser removidos de sua superfície com facilidade.

 

Resistência a Corrosão

O aço inox é extremamente resistente à corrosão devido à presença do cromo em sua composição. Essa substância, ao entrar em contato com o oxigênio do ar, forma uma fina camada de óxido na superfície, protegendo-o contra os ataques corrosivos do meio ambiente.  Essa película protege o aço contra a ação de agentes agressivos, como água do mar, variações de temperatura ou o próprio oxigênio, o principal causador das oxidações dos metais.

 

Veja também: 4 Vantagens de seguir à risca o plano APPCC da sua empresa

 

Higiênico

Outro fator que faz do aço inox uma ótima opção para a indústria de alimentos, é a higiene do material, devido à rapidez com que sua superfície pode ser deixada livre de resíduos e bactérias.

A facilidade de limpeza é importante para os processos envolvidos na conservação do gosto, cor e prevenção de contaminações de produtos comestíveis tais como o leite, processados e bebidas alcoólicas.

 

Resistente ao cozimento

Quanto às aplicações técnicas, o uso do aço inox é indicado para que reações adversas não ocorram durante o processamento do cozimento.

Os alimentos contêm compostos ácidos, corantes, que atacam as superfícies dos utensílios utilizados para cozinha-los. Este ataque causa o aparecimento de frestas microscópicas de difícil limpeza, propiciando a formação de bactérias, trazendo inúmeros riscos à saúde.

Estabilidade Química

O aço inox não reage quando em contato com compostos químicos liberados por alimentos naturais e/ou artificiais. Reações essas que podem provocar intoxicação e contaminação no alimento que será ingerido.

Saiba tudo sobre os diversos tipos de aço inox, suas aplicações, vantagens e desvantagens com o nosso infográfico “Manual definitivo do Aço Inox”.