Bebida muito antiga, a cerveja faz parte de muitas comemorações e mesas de bar por todo o Brasil. Nesse cenário, as cervejarias artesanais apresentaram um crescimento expressivo nos últimos anos.
Em 2015, o Brasil registrou 372 empreendimentos, com crescimento de 17% em relação a 2014. O que chama a atenção é o local onde estão localizadas essas cervejarias. 91% das microcervejarias do Brasil estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste, concentradas em seis estados do país. Pensando nesse crescimento e na vontade do consumidor em apreciar cervejas autênticas e exclusivas, elaboramos dicas para você implantar hoje mesmo e se destacar nesse mercado promissor:
1 – Produza um diferencial
Como falamos anteriormente, os consumidores de cervejas artesanais buscam exclusividade e novidade, portanto para se dar bem nesse negócio, é essencial apostar em um produto inovador e diferenciado;
2 – Cuide da água
90% da cerveja é feita de água, logo, o resultado final da cerveja dependerá muito da sua qualidade. Faça testes periodicamente para que o pH e os sais minerais estejam de acordo com o que você busca. Dessa forma, a qualidade será sempre mantida;
3 – Invista em rótulos
Eles serão (ou quase sempre serão) o primeiro contato do consumidor com o produto. Se muita gente compra com os olhos, nada melhor do que apostar nesse quesito para garantir notoriedade e mais apreciadores para a sua cerveja.
Além dessas dicas, não deixe de apostar em uma boa especialização, afinal o seu produto final será resultado de muita dedicação e cuidado com todo o processo.
E a dica de ouro: pense sempre na cerveja que você gostaria de apreciar. Com isso em mente, você certamente produzirá cervejas de excelente qualidade e garantirá o melhor produto aos seus clientes.
Quer ficar por dentro do mundo cervejeiro?!
Então não perca nosso próximo post!