4 Vantagens de seguir à risca o plano APPCC da sua empresa

4 principais riscos da produção de alimentos e bebidas
23 de Março de 2017
Tudo que você precisa saber sobre o aço inox na indústria farmacêutica
23 de Março de 2017

4 Vantagens de seguir à risca o plano APPCC da sua empresa

Atualmente não se pode mais falar em produção para o ramo alimentício e de bebidas, sem falar em APPCC. Adotada pelas principais normas sanitárias nacionais e internacionais, a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (ou em inglês, HACCP, Hazard Analysis of Critical Control Point) tem como filosofia a prevenção de riscos que podem causar danos aos consumidores, garantindo que não sejam colocados para o consumo humano alimentos e bebidas não seguros.

A APPCC fornece às empresas um sistema eficaz para o controle da segurança de alimentos, desde ingredientes até a produção, armazenamento, distribuição, venda e oferta ao consumidor final. A abordagem preventiva do APPCC não só melhora a gestão da segurança de alimentos, mas também complementa outros sistemas de gestão da qualidade.

Saiba mais sobre segurança de alimentos no nosso post “4 principais riscos da produção de alimentos e bebidas”

Confira abaixo 4 vantagens de seguir a risca o plano APPCC na sua empresa:

Diminuição dos custos operacionais

Com um plano de APPCC, o volume de devolução e retrabalho cai drasticamente. Esse é um ponto importante, pois o retrabalho pode custar até três vezes mais que o produto, uma vez que no custo do retrabalho estão inclusos o custo de produção, distribuição, venda e transporte. Além dos gastos com a devolução e análise do processo para a solução do problema.

Melhoria na gestão da empresa

Esse sistema também trás ganhos em sinergia, uma vez que envolve todos os colaboradores da empresa, de treinamentos à formação de equipes de segurança. A execução correta da APPCC cria um ambiente de compromisso com a empresa, com todos os setores envolvidos na segurança do produto.

Ganhos em qualidade

Com uma produção mais segura e sem riscos de contaminação, o programa APPCC gera um aumento significativo na qualidade dos alimentos e bebidas processados. O que é bom para quem consome e para quem produz, pois o produto ganha reconhecimento no mercado.

Aumento de mercado

O sistema APPCC é obrigatório em praticamente todas as normas internacionais que regulam a produção e comercialização de produtos alimentícios. Uma vez instalado com sucesso e seguido à risca, o programa garante que os produtos obedeçam aos mais rígidos padrões internacionais, abrindo as portas para possíveis contratos de exportação.

Para saber mais sobre os principais padrões sanitários que as indústrias alimentícias e de bebidas devem seguir, baixe gratuitamente nosso “Guia de Padrões Sanitários” e saiba tudo sobre as principais normas e suas exigências.